Live Chat Software by Kayako
RSS Feed
Notícias
Jul
16
Postado por Danilo Alves on 16 July 2015 02:39 PM

Abrir uma pequena empresa é uma tarefa árdua! E saber o que evitar para não cair nas armadilhas da vida empresarial pode ser essencial.
Depois de conversar com amigos empreendedores, que já fundaram várias empresas nos mais diversos segmentos brasileiros, juntei uma lista dos maiores erros sobrevividos.

Escolher mal os sócios
Erro: Ter sócios que fazem tarefas parecidas e opinam semelhantemente
É extremamente saudável ter expertise diferentes e áreas de atuação complementares. Estar perto de pessoas que discordam, tem outras experiências e vivências é fundamental para a troca de ideias e geração de soluções. O importante é estar alinhado estratégicamente, compartilhar das mesmas visões para a empresa, mas trazer outro ponto de vista para a discussão.

Ter uma equipe inadequada
Erro: Não encontrar as pessoas certas para formar um time
Contratar é muito díficil. Demitir também. Mas insistir quando a contratação não dá certo é muito pior. Uma idéia não vale nada sem as pessoas certas para executá-la. Sem dúvida, é uma frase clichê, mas pense que até contratando uma pessoa de sucesso, se colocada em um projeto errado, não irá deslanchar. Tem que ter um encaixe “mágico” em 3 pontos: no perfil da empresa, na vaga e no projeto adequado.

Ter um foco indefinido e amplo demais
Erro: Fazer de tudo um pouco
Na ansiedade do sucesso, queremos abraçar o mundo. A curto prazo é muito tentador. Mas quem tudo faz, nada faz direito. Do ponto de vista de mercado, os clientes ficam confusos. Do ponto de vista competitivo, abre uma brecha para que concorrentes se especializem e sejam o melhor em um nicho. Foco significa saber o que fazer e o que não fazer.


Focar demais em apresentações comerciais

Erro: Ter um discurso glamurizado da realidade
Veja bem, qualquer empresa pode melhorar uma apresentação comercial em um dia. Mas nada consegue barrar um produto funcional. Deixe o powerpoint um pouco de lado e comece a demonstrar mais seu produto atual. Ajuste seu discurso para o que sua empresa possui e pode oferecer de verdade.

Evitar conflitos a todo custo
Erro: Tentar fazer amizade com todo mundo
Não faça amizade, faça negócios. Acredite em números, projeções e resultados. Seja brutalmente honesto quando necessário e aja de forma correta com todos. Nada pior do que tentar camuflar alguma situação por medo de conflito.

Investir demais em desenvolvimento precoce
Erro: Não testar seu produto o suficiente
Imagina desenvolver um produto durante um ano e descobrir que não serve direito? #fail. Tente desenvolver apenas o essencial, uma versão simples e teste com vários públicos. Observe e volte para ajustar. Teste novamente. Esse é o princípio do Eric Ries no livro Startup Enxuta, a bíblia das startups.


Comentários (0)
Postar um novo comentário
 
 
Nome completo:
Email:
Comentários:
HelpChat by SAMSOFT.